ExpoManagement 2015: 1o dia

 

Os trabalhos da ExpoManagement 2015 foram iniciados por nada mais, nada menos, que Malcolm Gladwell que falou da 'Arte de enfrentar Gigantes', tema central de seu último livro, o best seller 'Davi & Golias'. Interessantes pontos de vista, de como azarões são muitas vezes os verdadeiros favorecidos: Israel vs Síria, Apple vs Xerox, Microsoft vs IBM e outros casos como RCA e Ikea. O ponto é que os azarões, não tendo poder nem nada a perder, tem isso como vantagem.

As duas sessões seguintes foram de Empreendedores. 

Jim McKelvey - fundador da Square - deu sequência falando de 'Inovação e Criatividade' de sua experiência como empreendedor. Jim enfatizou os 5 Pontos em que os Empreendedores podem se diferenciar: Resolver Problemas, Ser Bom e Rápido, Adotar Tecnologias existentes, Aprender o timing correto e Questionar tudo.

Seguiu Robin Chase - fundadora da Zipcar -  que falou também de sua experiência e da 'Economia do Compartilhamento'. Segundo ela, hoje podemos aliar o melhor do Capitalismo Industrial com o melhor da Economia do Compartilhamento. Isso permitiu os 3 Fatores-Chaves de Sucesso da Zipcar: Abundância de Recursos (carros osciosos), Plataforma Simples de Participação e Colaboração de Pares (cocriação). Iguais fatores permitiram o sucesso do YouTube, eBay, Wikipedia, Skype, etc.

Daniel Goleman retomou os trabalhos após almoço, falando de 'Líderes Focados e Inteligência Emocional ', assunto de seu livro 'Foco'. Ele defendeu que multi-tarefa é um mito, que liderança requer mais Inteligência Emocional que Conhecimento Técnico e QI, mais ainda que os trabalhos 'normais'. Que a Estratégia é fruto do conhecimento e Inteligência cognitiva, mas a execução vem da Inteligência Emocional, essencial para a Liderança. 

Na sequência,  Frank Belzer abordou a 'Transformação de Vendas'. O universo de Vendas demorou muito para mudar, mas finalmente os paradigmas agora são outros. A venda Consultiva e Customizada ganha novamente espaço.

Abílio Diniz fechou o primeiro dia de ExpoManagement falando de 'Gestão de Crises e Alta Performance'. 

O destaque do dia, em minha visão, ficou por conta da abordagem de Daniel Goleman para a Liderança e sua relação com a Inteligência Emocional.

A noite ainda contou com a sessão extra de Clayton Christensen, falando de Inovação na área de Saúde.

Mais detalhes, palestra por palestra, publicaremos nos próximos dias.
E a cobertura ao vivo, durante o congresso, você pode acompanhar pelo tweetstorm @AndreVarga #HSMexpo2015.

< / >.

Um comentário:

  1. André, excelente cobertura! Venha me dar um alô no stand da HSM amanhã. Sou responsável pela experiência do usuário na HSM. Abraços, Duda Guerra

    ResponderExcluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)