Empresas: os 3 Papeis na Sustentabilidade Ambiental




O tema anda muito em voga: Sustentabilidade Ambiental. 

Muitas são as Empresas que vem demonstrando preocupação com o tema, mas do ponto de vista prático, os exemplos concretos ainda não são tão vastos assim. 


Na verdade, as Empresas não "viram" Verdes de uma hora para outra e o processo pode ter fases. 




Na prática, as Empresas teriam possíveis 3 Papeis na Sustentabilidade Ambiental segundo a visão de Philip Kotler - "Pai do Marketing Moderno" - papeis estes descritos no último capítulo de "Marketing 3.0" que vale a pena aprofundarmos: Inovadora, Investidora ou Propagadora.


1. Inovadora Ambiental - empresa que tem a preocupação ambiental em sua Missão, razão de ser, sem a qual o seu negócio não existiria. São as verdadeiras "abraçadoras de árvores", fanáticas ambientais. 100% do seu esforço está em desenvolver produtos ou serviços mais "verdes".


2. Investidora Ambiental - empresa que não necessariamente tem capacidade tecnológica para pesquisar e desenvolver produtos ou serviços "verdes", mas investe parte considerável  de seu orçamento em outras Inovadoras Ambientais. Sua preocupação ambiental está na Visão da empresa.


3. Propagadora Ambiental - empresa diferente das anteriores, que não desenvolve nem investe na pesquisa, mas na prática, aplica no seu dia-a-dia muito das práticas e produtos "verdes". Sua preocupação ambiental não está necessariamente na sua Missão ou Visão, mas acima de tudo em seus Valores. Ela age de modo "verde". Tem postura ambiental, mesmo sem desenvolver nem patrocinar nada.


Portanto o critério de distinção entre os 3 Papeis está exatamente ONDE a Preocupação Ambiental reside: na Missão, na Visão ou nos Valores.


Não existe entre esses papeis o "melhor". A perspectiva mais correta de se analisar o assunto é identificar qual o Papel que melhor se adapta, aplica à realidade de cada Empresa em questão, considerando seu mercado, modelo de negócio e valor agregado ao consumidor/comunidade.


Portanto, para uma Empresa se entitular "verde", ambientalmente correta ou consciente, etc., precisa na verdade ter coerência entre sua realidade e um dos Papeis acima. O resto é só conversa, "papo-verde" e press release.


Apesar do barulho que o tema Ambiental tem gerado, existem ainda diversas empresas, na verdade, a franca MAIORIA, que nem ao menos se enquadra em algum desses Papeis.
Questão de tempo, acabarão se enquadrando nesses ou eventuais outros Papeis que venham a surgir.


E sua Empresa? Em qual Papel ela se enquadra ?
Deu 'branco'? 
Xi... tá na hora de pensar em tomar uma "corzinha"...:)


Confira a resenha do livro: Marketing 3.0.

< / >.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)