O Homem que nunca Existiu – Ewen Montagu

Título: O Homem que nunca Existiu
Autor: Ewen Montagu
Tradução de: The Man that never was

Editora: Bibliex
Ano: 1978
Páginas: 171




O original do livro – The Man that never was – em inglês na verdade é de 1953 e trata de fatos verídicos vividos na Operação Mincemeat na II Guerra, uma das mais sensacionais e interessantes operações de Contra-informação da história moderna.


Situação: 1942. Os Aliados vencem o lendário Afrika Korps alemão no norte da África e se preparam para invadir a Europa Mediterrânea ocupada pelos Nazistas. Várias são as possibilidades: Sicilia, Sardenha, Grécia...

Missão: Independente de ONDE se faça o desembarque aliado, um fator-chave de sucesso é SURPREENDER os defensores Nazistas, fazendo-os enfraquecer as defesas no local. Cabe à Inteligência Aliada, mais precisamente a Britânica, garantir que os Alemães serão enganados, sendo levados a crer que a invasão vai se dar em outro lugar. E para isso informações falsas precisam ser “plantadas” para a Inteligência nazista cair na cilada.


Execução:
E é justamente dos planejamentos, preparativos e execução da Operação Mincemeat (“carne de recheio”) que trata o livro. Escrito por um dos membros diretamente envolvido na operação, o Capitão Ewen Montagu, que somente no início dos anos 50 obteve aprovação para divulgar detalhes de uma operação tão secreta (naquela época não existia nada parecido com “Wikileaks” J ).

Impossível parar de lê-lo!

É o tipo da trama que daria um ótimo filme, daqueles de espionagem com muita tensão. Incrivelmente, ao menos o quanto eu saiba, apenas uma versão de cinema foi feita do livro ou assunto (The Man that never was, 1956, Inglaterra, direção de Ronald Neame) sem nenhuma grande repercussão.
Evidente que não vou contar o filme, digo livro, mas a trama gira em torno de “plantar” documentos com informações secretas falsas. E para parecerem verdadeiras, que simplesmente “vazaram”, precisam ser encontradas junto a um homem verdadeiro, ainda que morto. E criar esse homem – o Major William Martin - que na verdade nunca existiu, é a missão do Serviço Secreto Britânico.

Se tiverem oportunidade de achá-lo em sebo, biblioteca ou prateleira de amigo (na minha esqueça! Não empresto mais!* J), não deixem de lê-lo. Entretenimento garantido, principalmente aos amantes de histórias de espionagem ou de histórias da II Guerra. Sem dúvida está entre os meus prediletos.


Um excelente exemplo de como são desenroladas as operações de Inteligência, suas dificuldades na concepção e planejamento, os revezes na execução e a eterna incerteza se o "alvo" foi atingido ou não. Poucos sabem, até hoje, quantas vidas foram salvas no desembarque aliado na Sicília por conta do sucesso dessa Operação. Vidas salvas por um homem que nunca existiu. Um indigente, que depois de morto, serviu ao seu País e cumpriu uma missão heróica.




O vídeo abaixo do Discovery resume o conceito da historia:



*Um fato pessoal: curiosamente “O Homem que nunca Existiu” já virou “O Livro que nunca Existiu” por brincadeira de amigos, pois apesar de sempre muito falar dele, por duas vezes perdi meu exemplar desse (quase raro!) livro. Já pela segunda vez recorri a sebos para repô-lo. Confesso que já me passou pela cabeça por breves instantes a possibilidade de, depois de ouvir minha eloquente narrativa sobre o livro, algum amigo tenha montado uma “operação secreta” para subtraí-lo de mim. KKKK... :) 

J < / >.

4 comentários:

  1. Excelente obra. Contrainteligência pura!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, pura contrainteligência.
      Excelente história! :)

      Excluir
  2. Estou lendo atualmente o livro "História Bizarra da 2° Guerra Mundial" de Olavo Cohen, neste há um capítulo que relata este episódio, até então desconhecido por mim e creio eu que por muitos aindas. "O Homem que nunca Existia" (livro) tá na fila agora, será a próxima leitura, se encontrar o livro! rsrsrrss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato, VAGNER, pela contribuição.
      Super recomendo o livro!
      Boa sorte na busca por ele.
      Abraços e sucesso! :)

      Excluir

Por respeito aos demais leitores, o autor do blog se reserva o direito de filtrar comentários julgados inapropriados e spams. Agradecemos seu comentário, que será publicado depois de verificado. Muito obrigado. :)