Abra uma Empresa, não uma Start-up


As Start-ups estão na moda. Todo mundo quer abrir uma, sobretudo no mercado de tecnologia. Basta ter uma idéia revolucionária e alguém para financiá-la e pronto: tem-se uma Start-up.

Uma empresa Start-up é um lugar "mágico" onde as Despesas são pagas por outros e um pequeno detalhe como Receitas não é um problema. Um lugar onde você pode gastar o dinheiro dos Outros até aprender a ganhar o Seu. Um lugar onde as "leis da física dos negócios" não se aplicam.

O problema desse lugar mágico é que é um conto de fadas, não existe. Todas as Empresas, velhas ou novas, são regidas pelas leis de mercado e pelas leis econômicas igualmente. Dinheiro entra como Receita, sai como Despesa e na diferença está o Lucro (ou Prejuízo).

Nas Start-ups tenta-se ignorar isso, ou ao menos adiar o inevitável. É ridícula a atitude do "vamos primeiro desenvolver a idéia revolucionária, depois pensaremos como ganhar dinheiro com isso". É como querer lançar um foguete e fingir que a gravidade não existe só por um tempinho. Uma Empresa sem um caminho para o Lucro, não é uma Empresa, é um Passa-tempo.

Por isso não use o conceito de Start-up como bengala. Abra uma Empresa séria, que pensa em lucro desde o primeiro dia, mesmo que o plano financeiro lhe indique lucro a médio ou longo prazos. Só não pode haver plano para lucro em um prazo inexistente ou indefinido. Não dê desculpas do tipo "somos uma Start-up, então..."

Leve o empreendimento a sério e terá chances de sucesso. Do contrário, vai ser uma eterna Start-up.

Baseado em "Abra uma Empresa, não uma Start-up" do livro "Rework" de Jason Fried & David Hansson, pág. 63.

J < / >.

4 comentários:

  1. Olá!
    Nos conhecemos pelo twitter essa semana. Interessante seu blog e, em especial, sua carreira... diante do seu background militar, você consideraria 'O Mercado' como uma guerra?

    Um contra-ponto interessante a esse tópico é o livro Start-up Nation, que no Brasil foi traduzido como "Nação Empreendedora - o milagre econômico de Israel e o que ele nos ensina". Se você não conhece, tenho certeza de que, no mínimo, vai achar intrigante.

    Abraços do Palacios

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  2. Grato FERNANDO.

    Sem dúvida existe um certo "paralelo" entre os temas "guerra" e "mercado", mas muito mais, em minha opinião, no sentido de Estratégia e Tática que violência e morte evidentemente. Apesar que chega a acontecer infelizmente "morte" e "extinção" de Empresas, negócios, etc et al no mundo dos Mercados.

    De tudo se pode tirar alguma lição. A que tiro do mundo militar para o dos negócios, é da disciplina, e da necessidade de ver as coisas sob a ótica do oponente e daí tirar sua Estratégia.
    Enfim. Dá assunto para um post, sem dúvida.

    Qto ao livro, se puder me mandar uma DM pelo Twitter com os autores, editora, de repente o ISBN, algo para facilitar eu localizá-lo, agradeço muito.

    Valew! Abraços.
    Sempre bem-vindo por aqui!
    :)
    < / >.

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  3. Legal! Sobre o livro, não consegui enviar a DM. Segue por aqui:
    NAÇÃO EMPREENDEDORA de Dan Senor e Saul Singer ISBN 978-85-63993-17-5 no Brasil pela Editora Évora

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  4. Grato, FERNANDO.
    Vou procurar o livro.
    Grato pela dica.
    Abraço.
    :)
    < / >.

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