ExpoManagement: Liderança na Era do Comportamento e da Transparência - Dov Seidman



Hoje os Colaboradores estão distribuidos, segundo o seu nível de compromisso com a sua Empresa, assim:


. 10% - Inspirados
. 20% - Engajados (e portanto podem ser inspirados)
. 50% - Desengajados (e portanto precisam ser engajados logo)
. 20% - Sabotando (e portanto precisam urgentemente ser detectados e desligados)


Com esses números, começou Dov Seidman a sua palestra na ExpoManagement 2011, sobre "Como... liderar por Valores Sustentáveis".


A razão e a solução para essa estatística está na forma de Liderança da Empresa. E o segredo, segundo Seidman não está no QUE fazer, mas no COMO fazer.


A palestra é baseada em seu livro "Como - por que o Como fazer algo significa tudo.. nos Negócios (e na Vida)" lançado em 2007 e que por sinal foi presenteado aos participantes na mochila "kit de boas-vindas" pela HSM, organizadora do evento.

Segundo Seidman, vivemos a 'Era do Comportamento' em que tudo virou "pessoal".
A antiga máxima "lamento, nada pessoal, apenas negócios" (sorry, nothing personal, just business) que as pessoas usavam como desculpa para fazerem coisas frias, impessoais e às vezes desumanas, já não se adequa mais à nossa realidade. 
Isso porque hoje vivemos mais que conectados, vivemos INTERDEPENDENTES. Portanto qualquer ação nossa desencadeia alguma conseqüência não apenas para nós, como para outras pessoas, talvez toda a Sociedade e mesmo o Planeta. Portanto tudo depende de nosso Comportamento, o "como" fazemos as coisas.

O mundo migra da regência dos Valores Situacionais - "Aqui e Agora" - para aproveitar pragmaticamente oportunidades de curto prazo, para os Valores Sustentáveis - "Aqui e Sempre!" - para vivenciar consistentemente os princípios que criam sucesso e sentido duradouros.

O Progresso agora vem da Inovação, que vem do Risco, que vem da Confiança.
( TRIP = Trust - Risk - Innovation - Progress )

Pois bem. Se você tem de assumir riscos, você precisa confiar em pessoas e em informações, que em última instância, se não foram vivenciadas por você, então você as recebeu de alguém em quem tem de confiar. Portanto trata-se essencialmente de confiar em pessoas.

Pergunta Seidman: "Com QUEM fica a Confiança? Comigo ou contigo?"
Comigo que confio em você? Ou com você que confia em mim?
Dificil saber...
Melhor começar confiando em alguém. Questão de Comportamento.

Na Indonésia, cita Dov, ensina-se a Confiança em cafeterias, onde as pessoas além de servirem-se de café, pagam deixando o dinheiro em uma caixa e pegando seu próprio troco (presenciei isso na Europa Oriental nos anos 80). Dificil imaginar isso aqui no Brasil. Ao menos por enquanto. Mas o exemplo ilustra bem COMO se exercita a Confiança e acima de tudo a Confiabilidade.

Da mesma forma que em Administração da Qualidade diz-se que "qualidade não é algo que se controla (CQ), é algo que se produz", hoje os Valores do Comportamento estão acima da Qualidade. A humanidade (tratamento humano, respeitoso e confiante) é maior que o Controle. Devemos Liderar pela humanidade e não pelo controle. Todos devemos buscar Significado e não sucesso.

As estruturas de Governança, Cultura e Liderança nas empresas precisam passar por mudanças, em direção a Liderança por Valores.
O quadro evolutivo dos Estilos de Governança segue:

 Anarquia > Obediência Cega > Aquiescência Assumida > Autogovernança

Assumindo que sua Empresa tenha um mínimo de ordem, a Anarquia está descartada. Dos demais, normalmente temos a seguinte distribuição:

. 3% - Autogovernados (movidos por Valores e Inspiração - motivos intrínsecos)
. 54% - Ciêntes Assumidos (movidos por Recompensas - motivos externos)
. 43% - Obedientes Cegos (movidos por Punições - motivos externos)

Pois bem. Ai voltamos ao quadro inicial. Esses 43% que são movidos pela obediência cega incluem os 20% de Sabotadores e metade dos Desengajados. Portanto é neles que está o desafio. Converte-los de Colaboradores que precisam de Orientação-Supervisão-Controle-Recompensa/Punição para membros Engajados ou Inspirados.

Vale a pena a leitura das idéias de Daniel Pink sobre Motivação Intrínseca. Muito das idéias de Seidman tem aderência com os conceitos e pesquisas de Daniel Pink.


Enfim, Como fazemos as coisas tem muito mais valor de QUE coisas fazemos. 
Encontrar um Significado para o que se faz, é a essencia para definir Como fazemos as coisas.

Saiba mais no site do Autor ou pelo Twitter.


Veja o resumo das outras palestras da ExpoManagement aqui.

J < / >.

2 comentários:

  1. Olá, represento a DVS Editora, que publicou a obra de Dov Seidman no Brasil. Encontrei seu blog fazendo uma "ronda" no Google e gostei bastante do texto, parabéns. Se precisar de algo, estamos à disposição. Um abraço.

    @DVSeditora

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    1. Grato pela "visita" e comentários. Já estou seguindo vcs no twitter para saber de novidades.
      Grato mais uma vez e sucesso!
      Abraços.
      :)
      < / >.

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